ORAÇÃO E A OBRA DE DEUS 1, 2
Qual é o princípio da obra de Deus? A obra de Deus tem em sua base um principio primário: Ele deseja que o homem ore, deseja que o homem coopere com Ele por meio a oração.
Existiu um cristão que sabia muito bem como orar. Declarou que todas as obras espirituais incluem quatro passos: O primeiro é que Deus concebe um pensamento, Sua vontade; o segundo é que Deus revela Sua vontade a seus filhos mediante o Espírito Santo, fazendo com que eles saibam que Ele tem uma vontade, um plano, uma exigência e uma expectativa; o terceiro passo é que os filhos de Deus respondam à vontade dEle em oração, pois orar é responder à vontade de Deus – se nosso coração for um com o coração dEle, naturalmente proferiremos a oração que Ele deseja; e o quarto passo é que Deus realize o que pretende.
Aqui nos preocupamos não com o primeiro ou com o segundo passos, mas com o terceiro – como devemos responder à vontade de Deus em oração. Por favor, observe a palavra “responder”. Todas as orações de valor possuem este elemento de resposta ou retribuição. Se nossa oração tiver somente o propósito de realizar nosso plano e expectativas não terá muito valor no reino espiritual. A oração deve originar-se em Deus e devemos responder a ela. Somente tal oração tem significado, pois a obra de Deus é controlada por ela. Há muitas coisas que o Senhor deseja fazer, mas não as faz porque seu povo não ora. Ele espera até que os homens concordem com Ele, e então opera. Este é um grande princípio da obra de Deus, um dos princípios mais importantes encontrados na Bíblia
Assim diz o Senhor Deus: Ainda nisto permitirei que seja solicitado pela casa de Israel: que lhe multiplique eu os homens como um rebanho
(Ezequiel 36:37).
A passagem de Ezequiel 36:37 é surpreendente. O Senhor diz que tem um propósito: aumentar a casa de Israel como rebanho. Esta é a vontade de Deus. O que Ele ordena, faz. Entretanto, não realiza instantaneamente, mas espera um pouco. Qual o motivo da espera? Diz o Senhor: “Ainda nisto permitirei que seja eu solicitado pela casa de Israel.” Deus já decidiu multiplicar a casa de Israel, mas deve esperar até que os filhos de Israel perquiram-no sobre o assunto. Vejamos que ainda que Ele tenha resolvido realizar certas coisas, não o fará imediatamente. Espera até que os homens mostrem acordo antes de prosseguir. Toda vez que opera, nunca o faz imediatamente; não, Ele espera, se necessário, que Seu povo expresse o acordo em oração antes de agir. Realmente é um fenômeno muito espantoso.
Tenhamos sempre em mente esta verdade: todas as obras espirituais são decididas por Deus e desejadas por Seus filhos – todas iniciam-se em Deus e são aprovadas por Seus filhos. Este é o grande princípio da obra espiritual. “Ainda nisto permitirei que seja eu solicitado pela casa de Israel”, diz o Senhor. A obra de Deus espera a petição dos filhos de Israel. E um dia os israelitas, com efeito, pediram e Deus, sem tardar, o executou.
Extraído do livro: Oremos
Nenhum comentário:
Postar um comentário