Os desvios posturais causam inúmeros problemas. Por exemplo: uma pessoa que tem barriga saliente, tenta diversos tratamentos para obesidade, faz abdominais e não vê resultado possivelmente sofre de hiperlordose, curvatura na coluna lombar, que faz com que a barriga seja projetada para frente, causando mais peso na coluna. Esse desvio da coluna é muito mais comum do que se imagina e acomete uma grande parcela da população.
Outro exemplo de como a postura correta da coluna é importante é o caso de hérnia de disco, causada por escoliose.
A partir do momento em que conhecemos melhor nossa coluna, dando-lhe a devida atenção e manutenção, não exigindo mais do que ela nos pode dar, poderemos viver sem dores com uma coluna saudável.
Uma das grandes responsáveis por manter nossa postura em pé é a coluna vertebral. Ela é composta de trinta e três vértebras, uma sobre a outra, tendo que manter o próprio equilíbrio e ainda sustentar o peso da metade superior do corpo mais pesos extras. E ainda consegue dar movimento ao conjunto, como se abaixar, virar ao lado. Nós só conseguimos realizar os movimentos graças ao trabalho constante de todos os músculos do corpo, desde o mais poderoso até aqueles pequeninos músculos que se ligam de uma vértebra a outra.
Os fatores que levam ao aumento da lordose são variados, mas um dos mais importantes é um músculo chamado iliopsoas (na realidade são dois músculos: o ilíaco e o psoas maior), que é fixado no trocanter menor (uma região do osso fêmur, da coxa) e nas cinco vértebras lombares. Trata-se de um músculo muito forte que tem a função de flexionar a coxa com indiscutível utilidade no nosso caminhar, porém o seu encurtamento desloca a coluna. É por isso que a melhor posição para dormir é de lado, pois quando deitamos de barriga para cima o citado músculo continuará puxando a coluna para cima, como quando estamos em pé. E quando deitamos de barriga para baixo também forçamos a coluna.
A RPG é um dos mais modernos métodos de fisioterapia que trata de desarmonias do corpo, sendo indicado não só para quem sente dores, mas também para quem busca o equilíbrio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário