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domingo, 11 de dezembro de 2011

IGREJA E IGREJAS QUAL A DIFERENÇA

A diferença entre "a Igreja" e "as igrejas"
As Igrejas fundadas pelos Apóstolos
A palavra de Deus nos ensina que a igreja é uma só. Por que, então, os apóstolos fundaram igrejas em cada lugar que visitaram? Se a igreja é o corpo de Cristo, ela só pode ser uma. Assim, como podemos falar de “igrejas”?
Como vimos, o vocábulo "igreja" quer dizer os chamados para fora. Esse termo é usado duas vezes no evangelho: uma vez em Mateus 16:18 e outra em 18:17. Além disso, achamos esse vocábulo freqüentemente em Atos e nas Epístolas. Nos Evangelhos o termo é usado pelo Senhor nas duas ocasiões, mas é empregado em sentido diferente em cada vez.
"Também Eu te digo que tu és Pedro, e sobre essa rocha edificarei a Minha igreja, e as portas do Hades não prevalecerão contra ela" (Mt 16:18).
Que igreja é essa? Pedro confessara Jesus era o Cristo, o Filho do Deus vivo, e o nosso Senhor declarou que edificaria a Sua Igreja sobre essa confissão, a de que, quanto a Sua Pessoa, Ele é o Filho de Deus, e, quanto a Sua obra, Ele é o Cristo de Deus. Essa Igreja compreende todos os salvos, sem referência a tempo ou a espaço, a saber, todos os que são redimidos no propósito de Deus por meio do sangue derramado do Senhor Jesus, e nasceram de novo mediante a operação do Seu Espírito. Essa é a Igreja universal, a Igreja de Deus, o Corpo de Cristo.
"E, se Ele recusar ouvi-los, dize-o à igreja" (Mt 18:17)
O vocábulo igreja é usado aqui num sentido bem diferente do de 16:18. A esfera da igreja a que se refere o termo aqui claramente não é tão abrangente como a esfera da Igreja mencionada na passagem anterior. Em 16:18, Igreja é a Igreja que não conhece tempo ou espaço, mas a igreja em 18:17 é obviamente limitada tanto ao tempo como ao espaço, pois pode-se falar a ela. A Igreja mencionada no capítulo dezesseis inclui todos os filhos de Deus em todas as localidades, ao passo que a igreja mencionada no capítulo dezoito inclui somente os filhos de Deus que vivem em uma localidade; e é por ser limitada a um só lugar que é possível dizer aos crentes que a compõem quais são as nossas dificuldades. É óbvio que a igreja aqui é fisica, e não universal, pois ninguém consegue falar de uma só vez a todos os filhos de Deus em todo universo. Só é possível falar de uma só vez aos crentes que vivem num só lugar.
Temos claramente perante nós dois aspectos da Igreja: a Igreja e as igrejas, ou seja, a Igreja universal e as igrejas físicas. A Igreja é invisível; as igrejas são visíveis. A Igreja não tem organização; as igrejas são organizadas. A Igreja é espiritual; as igrejas são espirituais, contudo físicas. A Igreja é puramente um organismo; As igrejas são um organismo, contudo são ao mesmo tempo organizadas, fato esse comprovado por haver nela presbíteros e diáconos.
Todas as dificuldades da Igreja surgem em conexão com as igrejas físicas, e não a Igreja universal. Esta é invisível e espiritual; logo, ultrapassa o limite humano, ao passo que aquelas são visíveis e organizadas; logo, são passíveis de ser tocadas por mãos humanas. A Igreja celestial é tão distante do mundo que é possível não ser afetada por ele, mas as igrejas terrenas são tão próximas a nós que, se surgem problemas nelas, nós os sentimos vividamente.
A Igreja invisível não põe à prova a nossa obediência a Deus, mas as igrejas visíveis nos provam severamente, pondo-nos frente a frente com questões no plano intensamente prático da vida terrena.
É por isso que muitas pessoas se afastam da igreja no lugar onde vivem, elas preferem servir a Deus sozinhas, poque de outra forma sua obediência terá de ser provada e manifestada; um cristão que consegue viver longe dos demais está em rebelião contra o Senhor pois não se submete ao arranjo de Deus sendo ele um membro de Cristo.
Quando estamos com os demais crentes na igreja em nossa cidade, muitas situações acabam ocorrendo e aos poucos as pessoas descobrem quem realmente somos. Esta é uma das pricipais funções da igreja, mostrar quem realmente somos, a fim de que possamos nos arrepender e tomar o caminho da cruz. Deus já sabe quem somos, mas nós não, então Ele nos colocou na igreja. Se evitamos a comunhão com os santos, nunca vamos descobrir.

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