Páginas

domingo, 13 de novembro de 2011

O homem mais compassivo

O homem mais compassivo

O Senhor Jesus Cristo viveu 33 anos e meio na terra, dos quais somente os últimos 3 anos e meio foram consagrados para Seu ministério terreno. A Bíblia relata como Ele nasceu milagrosamente de uma virgem... Todavia, de Seu nascimento até completar 30 anos de idade, a Palavra de Deus não revela detalhes de Sua infância, adolescência e juventude, salvo uma breve passagem no Evangelho de Lucas, em que se relata certo episódio quando Jesus tinha 12 anos de idade e foi para Jerusalém na Festa da Páscoa, ocasião em que os doutos judeus se impressionaram com Sua inteligência (Lucas 2:41-52). Nesse evangelho vemos somente duas passagens singelas narrando Seu crescimento: “Crescia o menino e se fortalecia, enchendo-se de sabedoria; e a graça de Deus estava sobre ele. (...) E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:40, 52).
      Certo é que o Senhor é o próprio Deus encarnado (João 1:1, 14). Pelo fato de sermos pecadores, teríamos de morrer, uma vez que, segundo a própria justiça de Deus, “o salário do pecado é a morte” (Romanos 6:23). “Mas Deus prova o seu próprio amor para conosco pelo fato de ter Cristo morrido por nós, sendo nós ainda pecadores” (Romanos 5:8). Em outras palavras, Cristo morreu em nosso lugar para cumprir a justiça de Deus, livrando-nos da escravidão da lei do pecado e da morte! Aleluia!
      Mas, se o objetivo de Deus era que Jesus morresse em nosso lugar, por que razão foi necessário que Ele vivesse até os 30 anos de idade como uma pessoa normal, passando por diversas etapas da vida? (Jesus tinha uma família, pais, irmãos, uma profissão de carpinteiro, vide Marcos 6:3.) Não seria mais fácil se Ele já tivesse descido do céu adulto? Por que Ele teve de passar pelo útero de uma virgem? Por que teve de ser cuidado e nutrido e crescer gradualmente? Por que Ele teve de passar por 33 anos e meio de sofrimento na terra? Por que Ele não foi crucificado três dias após ter nascido para cumprir Sua obra de redenção?
      O motivo de Ele estar disposto a submeter-se a todos os tipos de limitação era porque queria compadecer-se de nós. Ele aprendeu os princípios do viver humano; foi injustiçado, perseguido, desprezado, maltratado e abandonado pelas pessoas. Por fim, sofreu a pior morte: a de cruz. Ele suportou todos esses sofrimentos para poder experimentar o gosto amargo da vida humana e compadecer-se das fraquezas do homem. Seus 33 anos e meio não foram somente para cumprir Sua missão e obra, mas também para compadecer-se conosco.
      Se houver um coração partido ou ferido aqui hoje, o Senhor está sentindo o que você sente agora mesmo. Ele conhece suas aflições e as mais profundas angústias. Ele não apenas tem a graça para salvá-lo, mas tem um coração que se compadece de você e sente o que você sente (Mateus 9:36, 14:14, 15:32; Marcos 1:41, 6:34, 8:2; Lucas 7:13). Portanto, abra seu coração a Jesus, invocando-O profundamente e faça a seguinte oração: “Senhor Jesus! Hoje descobri que Tu és o homem mais compassivo de todos! Hoje sei que Tu podes me entender, sabes o que sinto, conheces meus problemas e minhas angústias. Sei que Tu podes carregar meu fardo. A partir de hoje quero que Tu sejas meu melhor amigo. Ó Senhor Jesus! Amém!”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário