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quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Uma Apresentação da

Uma Apresentação da

Restauração do Senhor




Conteúdo




Prefácio



Uma Cronologia da Restauração do Senhor



O Início da Vida da Igreja em Taiwan



As Publicações para o Ministério da Palavra



A Propagação Mundial do Senhor



As Riquezas da Revelação Divina



A Vida e a Obra dos Servos do Senhor








Uma Apresentação da Restauração do Senhor



Prefácio


A Bíblia é o nosso único padrão.


Nós não tememos pregar a pura Palavra da Bíblia, mesmo que os homens se oponham; mas se não for a Palavra da Bíblia, nunca poderemos concordar, mesmo que todos a aprovem.


Watchman Nee, The Christian, Edição n. 1, 1925


O Senhor começou a obra da Sua restauração entre o Seu povo desde a última parte do primeiro século quando a igreja se tornou degradada, a revelação divina foi perdida e a fé pura foi gradualmente abandonada. Essa obra tem sido cumprida em períodos diferentes através dos séculos. Para muitos crentes, no entanto, “a restauração do Senhor” ainda é um conceito abstrato e obscuro. Isso comove todos aqueles que se ocupam com o propósito de Deus.

Para que Deus possa levar a cabo o Seu eterno propósito tanto na terra como nos céus, e como Paulo disse, para “iluminar todos” a respeito desse propósito, alguns com encargo e que buscam o coração do Senhor e entender Sua obra através dos Seus cooperadores que no tempo se esforçaram para colocar juntos os documentos nessa apresentação. Esse empreendimento é para expor as todos os filhos de Deus uma visão panorâmica da Sua restauração, tomando as diferentes eras do mover de Deus no Novo Testamento como uma linha, e os fatos históricos concisos e explanações objetivas como o conteúdo, com coleção de datas, fotos, etc, como sua expressão. A aspiração é que a “Restauração do Senhor” em seu relacionamento com o eterno propósito de Deus possa ser melhor compreendida entre todos os Seus filhos e mesmo criar neles mais encargo para serem companheiros na comissão para o cumprimento do Seu eterno propósito.



A Restauração do Senhor é a restauração da revelação central na Bíblia à respeito da economia de Deus.

Witness Lee, 1995


A Nova Jerusalém é o objetivo máximo da economia eterna de Deus na Bíblia.

Witness Lee, 1996



Essa apresentação consiste em seis secções principais:


1. Uma cronologia da restauração do Senhor

2. O início da vida da igreja em Taiwan

3. Publicações para o ministério da Palavra

4. A propagação mundial do Senhor

5. As riquezas da revelação divina e,

6. A vida e a obra dos servos do Senhor



Para concluir essa apresentação um show de multi-media foi preparado intitulado “A restauração do Senhor” que tenta capturar o espírito atrás dessa exibição estática.

Esperamos que essa pequena obra embora substancial, como “os cinco pães e dois peixes” para o Senhor, possa ser um suprimento fresco fortalecendo todos os companheiros nessa corrida celestial para o cumprimento do mais alto propósito.

Glória seja a Deus nos lugares mais elevados e abençoados sejam os homens para o Seu bom prazer na terra!


UMA CRONOLOGIA DA RESTAURAção do Senhor


E manifestar qual seja a dispensação do mistério, desde os séculos, oculto em Deus, que criou todas as coisas. (Ef 3:9)


Deus tem uma economia e um plano. De acordo com o desejo do Seu coração, Ele está levando a cabo passo a passo o que Ele propôs antes da fundação do mundo. No tempo e no principio da encarnação nós vemos a Sua obra e feitos...


Na primeira secção dessa apresentação temos essencialmente uma cronologia do primeiro século até o dia de hoje. Nesses vinte séculos, o Senhor tem muito dos Seus buscadores para executar a obra da Sua restauração. Eles incluem os primeiros apóstolos que completaram a revelação do Novo Testamento, os pais da igreja, os mártires sob a perseguição romana, os reformadores na igreja romana, aqueles que trouxeram a reforma, os místicos, os irmãos morávios, os irmãos unidos, os cristãos da vida interior, os cristãos evangélicos,os cristãos pentecostais e todos aqueles envolvidos na restauração atual do Senhor. Alguns dos mais proeminentes dessas categorias são indicados nessa cronologia e isso é seguido de uma curta descrição da obra do Senhor através deles e neles.




Os primeiros apóstolos


Mateus


Também chamado Levi, e em Marcos 2:14, o filho de Alfeu, formalmente um coletor de taxas, mais tarde um apóstolo. Escreveu o Evangelho de Mateus aproximadamente em 37-40 d.C. Pregou na Judéia, Etiópia e Pártia, e foi martirizado na Etiópia por volta de 60 d.C.


Tiago


Um irmão carnal do Senhor Jesus (Mt 13:55) e de Judas (Jd 1). Um presbítero da igreja em Jerusalém e reputado para ser como Pedro e João um pilar da igreja. Escreveu a Epístola de Tiago, talvez por volta de 50 d.C.


Lucas


Um gentio, provavelmente um grego asiático, e médico por profissão. Acompanhou Paulo em suas viagens ministeriais. Escreveu o Evangelho de Lucas em 60 d.C e Atos dos Apóstolos em 67 e 68 d.C.


Pedro


Chamou a si mesmo de “um apóstolo de Jesus Cristo” e “um escravo e apóstolo de Jesus Cristo” no começo da sua primeira e segunda epístolas. Ele escreveu as duas epístolas por volta de 64 e 69 d.C, respectivamente. Formalmente um pescador na Galiléia e o primeiro chamando pelo Senhor entre os doze apóstolos. Considerado de acordo com o registro bíblico por sua promessa feita ao Senhor de se tornar pescador de homens, por negar três vezes ao Senhor, o seu falar no dia de Pentecoste, o seu pregar o evangelho aos gentios na casa de Cornélio. Pregou mais tarde na Ásia e Roma, foi martirizado por volta de 69-70 d.C.


Judas


Escreveu a Epístola de Judas, aproximadamente 69 d.C. Um irmão carnal do Senhor Jesus e Tiago, o autor da Epístola de Tiago.


Marcos


Também chamado João, o filho de Maria mencionado na igreja em Jerusalém (At 12:12), e um primo de Barnabé (Cl 4:10). Ministrou com Barnabé e Paulo e era íntimo de Pedro. Desde o começo da igreja, o seu evangelho, escrito por volta de 67-70 d.C, tem sido considerado um relato escrito da apresentação oral de Pedro.



Paulo


Formalmente, chamado Saulo. Perseguiu e aprisionou aqueles que invocam o nome do Senhor. Converteu-se através da manifestação do Senhor no seu caminho para Damasco.O Senhor se referiu a ele como “é para Mim um vaso escolhido para levar o Meu nome diante dos gentios e reis e aos filhos de Israel”(At 9:15). Fez quatro viagens ministeriais, começando no leste e alcançando o oeste em Roma. Escreveu A Epístola aos Gálatas (por volta de 54 d.C), A Primeira e Segunda Epístolas aos Tessalonicenses (por volta de 54 d.C), A Primeira e Segunda Epístolas aos Coríntios (59/60 d.C), A Epístola aos Romanos (por volta de 60 d.C),A Epístola aos Efésios (por volta de 64 d.C), A Epístola a Filemon (por volta 64 d.C), A Primeira Epístola a Timóteo (por volta 65 d.C), A Epístola a Tito (por volta de 65 d.C), A Epístola aos Hebreus (por volta 67 d.C), A Segunda Epístola a Timóteo (por volta 67 d.C). Foi feito prisioneiro sob a perseguição de César Nero por volta de 67 d.C e martirizado logo depois.


João


Filho de Zebedeu que era irmão de Tiago e cuja mãe era Salomé. Foi exilado para a ilha de Patmos por volta de 90 d.C, por causa da Palavra de Deus e do testemunho de Jesus. Durante esse tempo recebeu revelação e escreveu o livro de Apocalipse. Escreveu o Evangelho de João em Eféso por volta de 90 d.C, e as Epístolas de João por volta de 90-95 d.C.


Os Pais da Igreja e os Mártires sob da Perseguição Romana


Clemente de Roma (30 a.C – 96 d.C)


Bispo de Roma. Carregou um claro testemunho das doutrinas concernentes a Trindade, a divindade de Cristo, a justificação pela graça, e a unidade da igreja.


Ignácio (35 – 105 d.C)


Bispo de Antioquia. Influenciou a igreja primitiva através das suas sete cartas. Por fim escoltado pelos soldados romanos para ser martirizado, declarou aos perseguidores: “Deixe-me aos animais(bestas), para que eu possa através deles me tornar participante de Deus”


Policarpo (69 – 155 d.C)


Instruído sob o apóstolo João, mais tarde se tornou bispo de Esmirna[1]. Citava muitos versículos bíblicos nos seus escritos. Combateu a heresia do gnóstico Marcião, a quem chamou de “o primogênito de Satanás”. Foi martirizado aos 86 anos.


Ireneu (130 – 202 d.C)


Um discípulo de Policarpo e bispo de Lyon. Escreveu Contra Heresias defendendo a fé contra o gnosticismo[2] e outras heresias. Ele confessou Cristo é o último Adão no Qual não somente o que o primeiro Adão perdeu é restaurado, mas o propósito de Deus no homem é cumprido. Afirmou o ensinamento que o homem pode ser tornar Deus na salvação de Deus.


Hipólito (160 – 235 d.C)


Um pupilo de Ireneu e notável apologista[3] (defensor da fé). No sua obra Refutação de Todas as Heresias(Contestação de Todas as Heresias) defendeu vigorosamente contra os aspectos heréticos de Sibelio. Em sua outra obra A Tradição Apostólica lutou para preservar a fé pura e os ensinamentos apostólicos.


Tertuliano (160 – 225 d.C)


Um pai da igreja africano. Um apologista celebre cujas doutrinas originaram-se de Ireneu. Escreveu Contra Práxeas. Sustentou pela uma essência e as três Pessoas do Deus Triúno. Também fez uma distinção entre a divindade e humanidade de Cristo que posteriormente influenciou o Credo de Nicéia. Combateu o gnosticismo ( a doutrina marcionita) e o docetismo[4]. Defendeu a fé cristã diante do governo romano.


Panteno (120 – 190 d.C)


Fundador da escola de Alexandria e diretor da escola catequética.


Clemente de Alexandria (155 – 255 d.C)


Nasceu em Atenas. Um discípulo de Panteno e mais tarde um professor eminente em Alexandria. Interpretou enfaticamente a obra do “Logos” Cristo que se tornou carne.


Orígenes (185 – 254 d.C)


Nasceu no Egito. Sucedeu Clemente como diretor da escola catequética em Alexandria. Um autor prolífico. Umas das suas mais famosas obras é a Hexapla, uma edição do Antigo Testamento em hebreu, grego, as versões gregas de Áquila, Simmacho, a Septuaginta, Teodócio, fornecendo notas expositivas. Viu a natureza celestial da igreja como consistência para todos àqueles que tinham experimentado em suas vidas o poder do evangelho eterno. Em Sobre Oração argumentou que a oração não é uma “petição”, mas uma “participação na vida divina”.


Atanásio (296 – 376 d.C)


Participou na formulação do Credo de Nicéia em 325 d.C. Mais tarde tornou-se bispo de Alexandria. Combateu a heresia do arianismo[5] e afirmou a divindade de Cristo. Em sua obra Sobre a Encarnação da Palavra de Deus ele declarou explicitamente que “Ele se tornou homem para que nós pudéssemos tornar-nos Deus”.


Os Professores da Capadócia[6]


Eles explicaram que a Trindade é “uma essência (ousia) em três pessoas (hypostases)”.


Basílio o Grande (329 – 379 d.C)


Bispo de Cesaréia. Influenciado pelo monarquismo, e advogou o viver em uma vida simples. Sobressaiu-se nos ensinamentos de Orígenes e se opunha ao arianismo. Defendeu as doutrinas de Nicéia.


Gregorio de Nissa (339 – 390 d.C)


Irmão mais novo de Basílio. Bispo de Nissa. Uns dos primeiros a distinguir ousia(essência) e hypostais (pessoa) da Trindade.


Gregorio de Nazianzo (330 – 394 d.C)


Bispo de Constantinopla. Um orador eloqüente. Vale ressaltar os seus cinco famosos Discursos Teologicos contra o arianismo.




Ambrósio (337 -397 d.C)


Bispo de Milão que batizou Agostinho. Advogou que a igreja deveria estar independente do estado. Declarou “o imperador está na igreja mas não sobre ela”.


Jerônimo (340 – 419 d.C)


Nasceu na Itália e mais tarde mudou-se para Palestina. Dedicou toda a sua vida ao monarquismo e incentivou os crentes a praticarem uma vida ascética. Durante vinte anos traduziu a Bíblia para o latim , a Vulgata. Escreveu vários volumes de comentários do Novo e Antigo Testamento e livros sobre a história da igreja.


Crisóstomo (346 – 407 d.C)


Bispo de Constantinopla. Enfatizou o andar cristão. Seus sermões eram na maioria das vezes interpretações da Bíblia e insistiam na praticabilidade. Exaltou o monarquismo e a preservação da virgindade e castidade nos seus escritos. Foi martirizado.


Agostinho (354 – 430 d.C)


Bispo de Hipona[7] no Norte da África. Entusiasta da unidade da igreja. Rebateu a heresia do Pelagianismo[8]. Escreveu Confissões, A Cidade de Deus, e Da Trindade, esse último expondo a verdade da Trindade e deixando uma tremenda influência na teologia cristã ocidental.


os reformadores na era das trevas


Bento de Núrsia (480 – 550 d.C)


Estudou em Roma quando era jovem, mas passou a detestar a vida decadente dessa cidade e por fim se refugiou em uma caverna para viver como eremita. Estabeleceu doze comunidades monásticas pequenas e compôs (constituiu) suas regras monásticas. Reverenciado como o “Patriarca do Monarquismo Ocidental”.


Paulicianos


Grupo de crentes na Ásia Menor e Armênia que clamavam ser os sucessores espirituais da igreja apostólica, diferenciando-se, assim, a si mesmos da igreja romana. Seguiam ao Senhor preservando os ensinamentos apostólicos e as doutrinas bíblicas. Preservaram e transmitiram avidamente a essência do Novo Testamento. Seus principais representantes incluíram Silvano (630-684 d.C.) e Sergio (765-835 d.C.).


Bogomilos


Diversos crentes se mudaram para Constantinopla na metade do século oitavo. No décimo século houve crentes que se mudaram do oeste para Bulgária. Esses imigrantes tornaram-se convertidos e fundaram igrejas. Uns dos líderes era Basílio (1070-1119 d.C), que, sendo infatigável em pregar e ensinar, defendia a idéia de trabalhar com as próprias mãos e não tomar nada dos gentios. Ganhava a sua vida praticando a medicina. Foi martirizado.


Albigenses


Congregações de crentes que viviam no sudoeste da França. Formavam a sua própria assembléia em desacordo com a igreja romana. Defendiam uma maneira de vida simples e piedosa. Seu representante mais proeminente é Pierre de Brueys, que durante os seus vinte anos de viagem e pregação atraía multidões de supersticiosos de volta aos ensinamentos das escrituras e restaurou a verdade concernente a crença e ao batismo. Foi martirizado em 1126 d.C.


Valdenses


Congregação de crentes que dizem que se mudaram da Itália para os vales dos Alpes nos tempos do apóstolo Paulo. Guardavam o conteúdo da igreja apostólica. Consideravam as escrituras como sendo o padrão obrigatório tanto as doutrinas dos crentes como para a ordem na igreja. Seu representante mais conhecido foi Pedro Valdo (1140-1217 d.C.), que restaurou a prática de enviar crentes dois a dois para pregar o evangelho e também traduziu a Bíblia para o dialeto romano. Seus muitos anos de trabalho na Boêmia resultaram em um reavivamento. Seus seguidores eram numerosos, muitos deles deram-se a si mesmos para viajar e pregar em toda parte, França, Itália, Alemanha, Áustria, Suíça e Boêmia.


Francisco de Assis (1182 – 1226 d.C.)


Originalmente filho de um homem rico. Vendeu tudo o que possuía e deu aos pobres. Praticou uma vida de pobreza voluntária e restaurou a pratica da pobreza voluntária. Estabeleceu a ordem franciscana para a obra evangelista.






Tomás de Aquino (1225-1274 d.C.)


Autor prolífico e erudito. O mais famoso teólogo medieval. Sua Summa Theologica é estimada como o maior empreendimento da teologia medieval sistematizada.


John Wycliff (1329-1384 d.C.)


Uma figura eminente entre os reformadores conhecido como os “Lolardos” na Inglaterra. Em seu tratado O Reino de Deus mostrou que “o evangelho de Jesus Cristo é a única fonte da religião verdadeira”, e que “somente a Escritura é verdade”. Sustentou que somente aqueles que estão em conformidade com a Escritura têm poder. Defendeu que os crentes poderiam ter comunhão direta com Deus, condenando assim a exclusiva autoridade dos nicolaítas. Traduziu a Bíblia para o inglês, organizou equipes de pregadores viajantes para espalhar os ensinamentos das Escrituras por toda a Inglaterra.


Jerônimo de Praga (1371-1416 d.C.)


Um estudante estrangeiro que escutou e foi influenciado por Wycliff na Inglaterra. Retornou à Praga para ensinar que todo aquele que buscava a salvação deveria se voltar aos ensinamentos do evangelho e que a igreja romana tinha se afastado da doutrina de Cristo. Foi martirizado.


John Huss (João Huss) (1373-1415 d.C.)


Influenciado por Jerônimo de Praga para exortar que a salvação é pela graça através da fé separado da obra da lei e que o homem não pode ser aceitável para Deus sem uma vida de piedade. Foi martirizado. Declarou antes da sua execução, “Eu estou muito consolado pelo o que Cristo diz, “Bem-aventurados sois quando os homens te odeiam”...um bom, não somente isto mas até as minhas saudações...Os soldados de Cristo...receberam a coroa da vida.


Irmãos da Vida Comum


Fundada por Gerard Groote (1340-1384 d.C.) e Jan Ruysbroeck(1293-1381 d.C.) na Holanda. Apesar de ter nascido em uma família rica, Groote foi profundamente dominado pelo monarquismo e misticismo e mais tarde abandonou tudo para fundar o Monastério da Vida Comum. Envolvido na obra de evangelização. Estabeleceu uma rede de escolas por causa da sua determinação para que a juventude pobre recebesse educação espiritual, provendo, então uma educação sólida baseada nas Escrituras Sagradas para a sociedade daquele tempo. Tomás de Kempis, autor da Imitação de Cristo e Erasmo também foram alunos dessas escolas. Imprimiu a Bíblia e publicou um hinário. Teve uma enorme contribuição para Reforma.


Tomás de Kempis (1380-1471 d.C.)


Acredita-se que seja o autor de Imitação de Cristo, que é um clássico do misticismo. Considerava a vida de oração como a única maneira de crescimento de vida. Integrado a comunhão com Deus com a vida prática. Ajudava aos crentes para examinarem se eles conheciam verdadeiramente o caminho da cruz.


Erasmo (1446-1536 d.C.)


Publicou o Testamento Grego com uma nova tradução em Latim, acompanhado de notas e paráfrases, fazendo, então, que os crentes tivessem acesso a revelação divina e aos ensinamentos de Cristo e dos apóstolos. Incentivou as tendências reformatórias dentro da igreja romana.


Os Irmãos Unidos


Reconsideravam o princípio da igreja para retornar a verdadeira igreja dos primeiros cristãos. Enfatizava a vida de santidade como ensinado por Cristo e os apóstolos mostrados nas Escrituras. Afirmavam que “aquele que muito colheu não tinha excesso, e aquele que pouco colheu não teve nenhuma falta”. Tinham abundância de escritos e hinos. Dava importância a educação da verdade, especialmente da verdade da salvação pela fé. Um personagem eminente foi “Lukas of Prague” (?-1528 d.C.).


A reforma


Martinho Lutero (1483-1546 d.C.)


Restaurou a verdade da justificação pela fé e deu uma Biblia aberta ao mundo. Seus primeiros escritos foram influenciados no espírito dos Irmãos da Vida Comum, mostrado que a salvação é obtida pelo acesso direto a Deus através da fé em Cristo Jesus e a obediência a Sua palavra. Uniu-se a verdade da Bíblia. Traduziu a Bíblia para o alemão.


Ulrich Zwingli(Ulrico Zwínglio) (1484-1561 d.C.)


Um líder da Reforma na Suíça. Fez a interpretação de cada livro da Bíblia. Considerava a Escritura como o único princípio obrigatório. Escreveu sessenta e seis curtos ensaios sobre a salvação pela fé. Negou as superstições católicas, mas não estava claro na verdade concernente ao batismo.


Kaspar von Schwenckfeld (1489-1561 d.C.)


Um personagem central(um vulto central) da Reforma na Silésia. Cria na inspiração divina de toda a Bíblia. Declarou a verdade que a salvação é um processo orgânico e que o homem-Deus crucificado, ressurreto e glorificado é o Espírito que dá vida. Afirmou o sacerdócio universal de todos os crentes. Considerava a questão de ser escolhido como algo que não era da vontade humana, mas pela confiança, revelação e manifestação do Espírito Santo.


Jacques Le Fevre (1455-1536 d.C.)


Principal representante no movimento da Reforma na França e Suíça no começo do século dezesseis. Traduziu o Novo Testamento e os Salmos para o francês. Levava as pessoas à Bíblia. Ensinava abertamente “Somente Deus, que pela Sua graça, através da fé, nos justifica para a vida eterna”.


Guillavme Farel (1489-1565 d.C.)


Um líder no movimento da Reforma na Suíça. Experimentou a salvação pela fé no Filho de Deus e a suficiência da Sua obra reconciliadora. Percebeu que a salvação não vem das obras, mas da graça de Deus. Trabalhou ardentemente na Suíça de língua francesa (especialmente Genebra) e finalmente ganhou John Calvin.


John Calvin (João Calvino) (1509-1564 d.C.)


Escreveu The Institutes of the Christian Religion, que propõe uma organização sólida e a mais clara sistematização da crença cristã e da vida entre os obreiros na Reforma. Ele desenvolveu e expôs que a justificação pela fé e o batismo representam a prova da promessa de Deus. Enfatizou a verdade concernente a glória de Deus, a seleção dos crentes, a segurança da salvação, os esforços dos crentes para buscar a vontade de Deus como o objetivo do chamamento de Deus. Escreveu notas sobre a Bíblia e foi uns dos mais extensos autores da Reforma. Defendia a verdade concernente a administração da igreja pelos presbíteros, que foi seguida pelos reformadores escoceses e se tornou a origem da igreja Presbiteriana.






Anabaptistas


Congregações de irmãos alemães que pregavam a verdade da justificação pela fé. Eles viram o erro do batismo infantil. Ensinavam que as pessoas somente deveriam ser batizadas depois de conhecerem a verdade da justificação pela fé. Eles restauraram a comunhão com o Senhor no espírito contra as frustrações das formalidades religiosas e do mundanismo. Muitos hinos foram escritos na prisão, mostrando a amplitude plena da experiencia do sofrer pelo Senhor e o amor por Ele.


Menno Simon (1492-1559 d.C.)


Um dos principais professores entre os anabatistas. Estudava a Bíblia diligentemente. Viajou amplamente pela Holanda para visitar crentes perseguidos e edificar reuniões. Seus seguidores tornaram-se os menonitas, os quais perceberam o erro da hierarquia e restauram o tratamento dado uns aos outros como irmãos. Alguns deles foram a Rússia para pregar o evangelho.


Willey Tyndale (1494-1536 d.C.)


Traduziu a Bíblia para o inglês, cuja edição circulou amplamente. Foi martirizado.


Puritanos


Foram levantados como resultado da influência calvinista. Exaltavam a Escritura como autoridade fundamental. Repudiavam os ensinamentos dos nicolaitas e a adoração a ídolos. Foram perseguidos e se refugiaram na Holanda. Fundaram a igreja Congregacional em 1616. Viajaram com o Mayflower para América em 1620 estabelecendo ali uma fundação(fundamento) que permanece até hoje.


George Fox (1624-1691 d.C.)


Um líder dos Quakers (Sociedade dos Amigos). Procurava uma experiencia espiritual verdadeira. Viu que os crentes podem receber iluminação diretamente do Senhor. Cria na inspiração direta do Espírito Santo. Conduzia as reuniões principalmente na maneira de respeitar a operação livre do Espírito Santo.


John Bunyan (1628-1688 d.C.)


Um puritano que foi especialmente dotado para dar sermões. Escreveu O Progresso do Peregrino, que é provavelmente o livro mais lido que já foi escrito com exceção da Bíblia. Quase oitenta por cento dos diálogos no livro procedem diretamente de citações ou adaptações da Bíblia. Foi martirizado.


J.Spener (1635-1705 d.C.)


Uma figura principal entre os pietistas na igreja Reformada. Percebeu no seu tempo que a denominação luterana tinha caído em um tipo de religião formal que estava cheia de opiniões humanas. Defendia o retorno ao ensinamento de Primeira Coríntios 14. Ensinava as pessoas a rejeitarem as formalidades tradicionais e seguirem a liderança do Espírito Santo.


Gottfried Arnold (1666-1714 d.C.)


Foi um amigo de Spener. Escreveu livros indagando sobre a igreja, considerando que a igreja naquele tempo tinha se desviado da verdade e tinha que retornar a base apropriada como revelado no Novo Testamento. Despertou(estimulou) a esperança da separação do mundo e a comunhão com todos os santos.



OS MÍSTICOS


Jean de Labadie (1610-1674 d.C.)


Estudava o Novo Testamento diligentemente. Acreditava que a restauração da igreja consiste no retorno ao padrão da vida da igreja primitiva(inicial) e a reunião deveria ser conduzida de acordo com o princípio de Primeira Corintios 14. Afirmava que o Evangelho é a única regra de fé e piedade, e que o poder da reforma exterior e vida divina encontrar-se em uma vida interior de comunhão com Deus. Escreveu instruções para oração e meditação. Mostrou que somente a associação daqueles que realmente nasceram de novo poderiam ser considerados a verdadeira igreja; onde todos, através do Espirito Santo; são unidos em um corpo e onde todos os membros da assembléia são liderados pelo Espírito de Cristo.


Miguel de Molinos (1640-1697 d.C.)


Escreveu Spiritual Guide(Guia Espiritual), que ensinava as pessoas o caminho para negar a si mesmos e morrer com Cristo. O livro influenciou a muitos naquela época.


Madame Guyon (1648-1717 d.C.)


Experimentou a cruz durante toda a sua existência, sendo purificada através do esculpir e podar de Deus. Seus livros A Short, Easy Method of Prayer and Sweet Smelling Myrrh são de grande ajuda para o desenvolvimento da vida spiritual dos santos. Foi profundamente instruída na questão da união da vontade de Deus e o negar do ego.


Padre Fenelon (1651-1717 d.C)


Trabalhou junto com Madame Guyon. Muito disposto a sofrer pelo Senhor. Liberou muitas revelações espirituais.


Irmão Lawrence (1605-1691 d.C.)


Escreveu The Practice of the Presence of God(A Prática da Presença de Deus), um clássico do misticismo, enfatizando a experiência da presença de Deus no viver e na obra.


William Law (1686-1761 d.C)


Aperfeiçou os ensinamentos misticos e os praticáveis. Seu tratado A Serious Call to a Devout and Holy Life teve uma grande influência na vida de John Wesley e George Whitefield.



OS IRMÃOS MORÁVIOS


Zinzendorf (1700-1760 d.C)


Originalmente um aristocrata. Seu pai era um bom amigo de Spener. Foi profundamente influenciado pelo pietismo. Abriu a sua propriedade por amor ao Senhor para receber todos os tipos de crentes perseguidos. Consagrou-se também a obra de orientação espiritual. Através dele os irmãos morávios foram levantados, esse foi o primeiro grupo de irmãos, que foram em toda parte do mundo para evangelizar. Por fim, oitenta e cinco por cento deles se tornaram missionários estrangeiros.


John Wesley (1703-1791 d.C)


Foi salvo e viu a verdade da justificação pela fé com a ajuda dos irmãos morávios. Foi também profundamente influenciado pelos místicos Madame Guyon e William Law. Além disso, restaurou a verdade concernente a santificação, percebendo que as pessoas não são somente justificadas pela fé, mas também santificadas pela fé. Ele começou reuniões em Oxford em 1729 com o propósito de examinar a salvação das almas e viver para a glória de Deus. Mais tarde fundou a igreja Metodista.






Charles Wesley (1707-1771 d.C)


Trabalhou com seu irmão John Wesley. Como um eximio escritor de hinos, sua obra excedeu seis mil hinos. De grande valor espiritual, muitos dos seus hinos contém exposições das principais doutrinas ensinadas nas Escrituras e expressam adoração e experiências interiores no espírito que deram forma aos desejos e louvores dos corações tocados pelo Espírito de Deus.


George Whitefield (1714-1770 d.C)


Começou a manter reuniões ao ar livre com os irmãos Wesley levando dessa maneira pessoas ao Senhor. Mais tarde, trabalhou na América por muito tempo. Restaurou o evangelho da graça. Defendia o receber da paz de Cristo pela fé e uma vida de satisfação consagrada como o resultado da salvação. Uma vez disse: “Vamos abandonar todos os nomes, vamos deixar somente o nome de Cristo ser exaltado”.



os irmãos britânicos


Os Irmãos Britânicos


Eles restauram as duas questões do chamamento celestial da igreja e a unidade da igreja. Viram o erro das organizações denominacionais. Perceberam que há somente um Corpo de Cristo; a igreja não deveria ser formada por opiniões humanas mas deveria estar sob a liderança direta do Espírito Santo. Os Irmãos foram os expositores mais proeminentes dos vários tipos do Antigo Testamento. Eles fizeram uma distinção clara entre as profecias bíblicas concernentes aos judeus e aquelas concernentes a igreja. Eram ricos em publicações. Sua teologia, até hoje, ainda está posicionada no mais elevado nível do cristianismo.


Anthony Norris Groves (1800-1853 d.C.)


Começou a se reunir como os Irmãos. Viu o erro da ordenação pelas denominações. Pregou o evangelho no Oriente Médio e India.


John Nelson Darby (1800-1882 d.C.)


Publicou The Mature and Unity of the Church of Christ, que foi o primeiro dos milhares de livros publicados pelos Irmãos. Proficiente em grego e hebreu. Traduziu a Bíblia para o alemão, francês e inglês. Sua Synopsis of the Books of the Bible é uma autoridade em sua categoria. Pregou amplamente o evangelho por amor ao Senhor. Permaneceu solteiro por toda a sua vida. Ele disse, “Cristo é o único objetivo da minha vida, para mim, viver é Cristo”. Ele também disse, “Há três coisas que sempre considero. Primeiro, Deus é o meu Pai e eu sou o seu dom para o Seu amado Filho. Segundo, Cristo é a minha justiça. Terceiro, Cristo é o proposito da minha vida hoje e o meu desfrute na eternidade.”


John Giffrod Bellett (1795-? d.C.)


Um colega de classe de Darby no Trinity College em Dublin. Viu o erro do ensinamento dos nicolaitas. Restaurou as reuniões de comunhão mútua e a busca espiritual entre os crentes.


George Muller (1805-1898 d.C.)


Ele aprendeu muitas lições excelentes concernentes a oração e a fé na palavra de Deus. Estabeleceu um orfanato e viveu pela fé em relação as necessidades financeiras. Restaurou a verdade a respeito de reivindicar as promessas de Deus através da oração e testemunho de viver pela fé. Em sua vida teve respostas para oração milhões de vezes.


C. H. Mackintosh (1820-1896 d.C.)


Ele escreveu Notes on the Pentateuch, que é a autoridade em sua categoria. Restaurando o conhecimento apropriado dos tipos.


William Kelly (1821-1906 d.C.)


Os ensinamentos de Darby e a prática receberam a melhor explanação e aplicação através de Kelly. Descrito por Spurgeon com um dos melhores teólogos entre os Irmãos e cuja mente era tão grande como o universo.


Robert Govett (1813-1901 d.C.)


Ele viu a questão da recompensa cristã. Descobriu que embora seja verdade que o homem é salvo pela fé, ele é recompensado de acordo com as suas obras diante de Deus. A salvação é uma questão de vida, enquanto a recompensa é uma questão de viver. Restaurou dois itens cruciais da verdade. Primeiro, há a possibilidade dos cristãos serão excluídos do reino milenar. Por isso, um crente precisa ser fiel e diligente. Segundo, nem todos os crentes serão arrebatados antes da tribulação. Somente aqueles crentes vencedores e fiéis participarão desse arrebatamento inicial.




G.B.Pember (1703-1791 d.C.)


Suas obras Great Prophecies, As Eras Mais Primitivas da Terra, e Two Babylons são todos conhecidas como exposições extraordinárias da Bíblia.


David Morrison Panton (1870-1955 d.C.)


Publicou a revista Dawn, que é uma autoridade nos estudos dos dos tipos e profecias.


Andrew Miller (1810-1898 d.C.)


Ele escreveu Church History, que é a mais escritural entre os muitos da mesma categoria.


George Cutting


Escreveu Safety, Certainly, and Enjoyment, dizendo as pessoas que eles podem ter a segurança da salvação, então restaurando a segurança da salvação. Levou a completa restauração da verdade concernente ao evangelho.



os cristãos evangélicos


Willem Carey (1761-1834 d.C.)


Foi influenciado pelos escritos místicos de William Law. Acreditava que os homens têm a responsabilidade e a capacidade de receber o evangelho. Escreveu An Enquiry into the Obligations of Christians to use Means for the Conversion of the Heathens. Fundou a Sociedade Particular Batista para a Propagação do Evangelho entre os Pagãos. Evangelizou na Índia por mais de quarenta anos. Traduziu a Bíblia para vários dialetos indianos. Trouxe a atmosfera do evangelho tanto para a India como para Grã-Bretanha.


David Livingstone (1813-1875 d.C.)


Dedicou toda a sua vida para a obra do evangelho na África.


Charles Finney (1792-1875 d.C.)


O grande reavivamento americano no século dezenove foi levado adiante através desse vaso. Viu que o reavivamento é a restauração do primeiro amor dos cristãos e o arrependimento dos pecadores de suas condições passadas. Despertou e corrigiu as igrejas apóstatas para prestar atenção as coisas de Deus. Clamou que os meios de Deus para submeter os pecadores é a renovação e a magnificação da imagem de Cristo em Seus crentes e um glorioso testemunho no seu viver.


Hudson Taylor (1832-1905 d.C.)


Escreveu Union and Communion, que fala até um certo grau de uma profunda experiencia de Cristo. Restaurou a verdade a respeito da união e comunhão com Cristo. Fundou a Missão Interior da China, fazendo uma tremenda contribuição para a obra do evangelho na China.


C.H.Spurgeon (1834-1892 d.C.)


Pastor batista britânico. Influenciado pelas obras dos puritanos. Chamado para edificar a igreja nos princípios do Novo Testamento. Tinha grande talento para pregação. Sua esposa distribuía seus livros para pregadores pobres em todo lugar para que eles recebessem suprimento espiritual.


D.L.Moddy (1837-1899 d.C.)


Um grande evangelista. Praticava pregar o evangelho pelo menos para uma pessoa a cada dia. Viajou para a maior parte das cidades da Grã Bretanha e América. Enfatizava fortemente a necessidade da oração. Esforçou-se para ser aquele que era completa e absolutamente submisso a Deus. Viajou milhares de quilometros por toda a sua existência, pregando para mais de cem milhões de pessoas, e pessoalmente orou por setecentas e cinqüenta mil pecadores.


A.B.Simpson (1843-1919 d.C.)


Valorizou o retorno as experiencias do viver pela fé como na era apostólica. Experienciou a reconciliação com Deus através do Senhor Jesus, o preenchimento do Espírito Santo através da completa consagração, e a vida de completa confiança no Senhor. Também descobriu a verdade a respeito da cura divina e experienciou-a, mas não enfatizou a cura mas a vida de ressurreição que vence a franqueza da carne. Ensinou que alguém pode triunfar sobre a doença através de conhecer Cristo como Aquele poderoso e Libertador.



os cristãos pentecostais


Em 1909 em Los Angeles nos Estados Unidos, diversos crentes negros na rua Azusa experienciaram o batismo do Espírito Santo, restaurando então a experiência pentecostal e antecipando o pentecostalismo moderno.



os cristãos da vida interior


Robert Pearsall Smith (1827-? d.C.)


Restaurou a verdade concernente a santificação pela consagração. Viu que a santificação não vem meramente pela fé mas também pela consagração. Pregou enfaticamente que o homem é santificado não somente pela fé, mas pela consagração através da fé.


Mrs.Hannah Smith (1832-? d.C.)


Escreveu The Christian’s Secret of Happy Life.



Andrew Murray (1827-1917 d.C.)


Escreveu Abide in Christ, The Spirit of Christ e The Holy of Holies, que fala prinicipalmente da obra de oração, da realidade da santificação e da necessidade do Espírito Santo. Restaurou o conhecimento e a experiência de Cristo como o Espírito. Continuou a linha da verdade a respeito de negar o ego pregado por aqueles como Madame Guyon. Trabalhou com Evan Hopkins da Inglaterra e outros para conduzir conferências na Alemanha, Inglaterra e outros lugares que foram o começo do que é conhecido como as conferencias Keswick[9].


Jessie Penn-Lewis (1861-1927 d.C.)


Enquanto estava doente na cama(acamado) leu os escritos de Madame Guyon e foi levantado pelo Senhor para pregar a verdade da cruz. Anunciou que a verdade da cruz é a centralidade da obra de Deus e o fundamento para todas as questões espirituais. Viu o tratamento da cruz com o velho homem. Restaurou a verdade concernente a batalha espiritual. Colaborando com Evan Roberts escreveu o livro War on the Saints (Guerra contra os Santos).


Evan Roberts (1878-1951 d.C)


Restaurou a verdade do reino e produziu um grande reavivamento no Pais de Gales. Ensinou que a obra de reavivamento é produzida através de um grupo de pessoas que são subjugadas e vencidas. Também começou a entender a obra dos espíritos malignos.





T.Austin-Sparks (1888-1971 d.C.)


Publicou a revista Overcomer. Ele viu que a ressurreição é a vida vindo através da morte, passando através da morte e saindo da morte; é alguma coisa que a morte não pode engolir. Também viu as verdades concernentes a vida da igreja e o Corpo de Cristo.


M.E.Barber (1866-1929 d.C)


Uma ex-missionária anglicana que foi enviada a China para a obra de evangelização. Mais tarde deixou a denominação e respondeu ao chamado do Senhor para ser um grão de trigo semeado na China. Mudou a natureza do começo do movimento evangelistico na China em busca de experiência de vida espiritual. Estava muito familiarizada com as obras dos Irmãos e dos cristãos da vida interior. Tinha uma profunda experiência espiritual. Foi a professora espíritual através da qual Watchman Nee recebeu o maior beneficio. Na sua partida desse mundo, ela deixou não mais que uma cópia da Biblia que ela deu a Watchman Nee.



a restauração atual do Senhor


Watchman Nee (1903-1972 d.C)


Levantando pelo Senhor na China no começo do seculo vinte. Tornou acessível a obra de restauração do Senhor na era atual. Herdou a melhor parte da restauração por todos os séculos. Desvendou completamente a revelação central da Bíblia nos aspectos da salvação, a igreja, Cristo como vida, e o Corpo de Cristo, e conduziu os santos a executar a revelação divina. Levantou mais de quatrocentas igrejas na China. Mais tarde aprisionado pelo amor ao Senhor. Foi martirizado. As riquezas do seu ministério se espalharam para diferentes países do mundo através de publicações, exercendo profunda influência tanto na China como no estrangeiro.


Witness Lee (1905-1997 d.C)


Um cooperador de Watchman Nee. Seguiu o ministério que Watchman Nee recebeu do Senhor e mais adiante desenvolvendo-o. Liberou o pico elevado da revelação divina na Bíblia concernente a economia eterna de Deus. Introduziu o objetivo máximo da economia de Deus, que é Deus se tornando homem para que o homem possa se tornar Deus em vida e natureza para constituição do Corpo de Cristo para consumar a Nova Jerusalém, a corporação universal da divindade unida e mesclada com a humanidade. Levou a restauração atual do Senhor para o pico elevado da revelação divina. Levantou mais de duas mil igrejas nos seis continentes do globo, atingido o pico elevado da propagação.



o inicio da vida da igreja em Taiwan


todos os que creram estavam juntos e tínham tudo em comum. ...Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando coma a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.” (Atos 2:44-47)


Na soberania do Senhor em agosto de 1949, cerca de quinhentos santos uniram-se intimamente para o mover do Senhor em um país que o Senhor tinha preservado para a Sua restauração. Não era demasiado cedo nem demasiado tarde. Cartazes onde se liam “Deus ama o mundo”, “Preste atenção ao verdadeiro evangelho”, “Jesus é o Salvador”, etc foram colocados em toda parte. Eles eram atraentes e tocavam aos corações. Naquele ano, o fogo do evangelho espalhou-se pelas ruas de Taiwan, escrevendo uma nova página na história. Em cinco anos o número de igrejas foi centuplicado. Certamente, isso não era obra de homens. Eram conduzidos treinamentos de serviço. Os estudos da verdade progrediram. Os santos cresciam firmemente com uma visão clara da vida normal da igreja...


Essa seção dessa apresentação é uma coleção de fotografias antigas dos anos cinqüenta da vida da igreja em Taiwan, folhetos antigos de evangelho, e vários equipamentos que tiveram um papel importante nas atividades do evangelho naqueles dias iniciais. Eles devem proporcionar algum discernimento nos fatores que formavam a base da propaganda saudável da vida da igreja.


publicações para o ministério da palavra


“...porque a terra se encherá do conhecimento do Senhor, como as águas cobrem o mar”. (Is 11:9b)


Por todas as eras a obra do Senhor tem sido baseada na restauração da verdade e no ministério da Sua palavra. Fazendo uma retropectiva não podemos deixar de ficar maravilhados com o que Ele cumpriu e alcançou através da revelação da Sua palavra que não é nada mais que o Seu tabernacular entre nós, cheio de graça e de realidade. Ele é a Palavra no começo, a Palavra que estava com Deus, e a Palava que era Deus.


Nessa seção preparamos uma exposição das revistas publicadas sob o ministério dos irmãos Nee e Lee – “The Christian”, “The Present Testimony”, “The Collection of Newsletters”, “The Open Door”, “The Ministers”, “The Way”, “The Testimony”, “The Gospel”, “The Ministry of the Word”, “The Stream”, e “Affirmation and Critique”; uma exposiçao de hinos começando com “Hymns for the Little Flock” e concluindo com os “Hymns” usado atualmente na restauração do Senhor, e uma coleção das principais publicações do ministério em inglês, chinês e mais de vinte outras linguas. Para expressar o encargo da obra de publicação na restauração do Senhor, nós também incluimos uma exposição dos prefácios das nove principais obras dos irmãos Nee e Lee, como se segue:



Edição numero. 1 um anúncio da publicação de


the Christian


(A versão em inglês foi traduzida da lingua chinesa)


Nossa fé: Cremos que a Biblia é a Palavra de Deus, palavra por palavra. Cremos na interpretação literal da maior parte das verdades da Bíblia.

Objetivo: Nessa pequena publicação mensal, nosso desejo é suprir o leite espiritual aos jovens crentes e alimento sólido para os mais velhos. Enfatizamos especialmente a salvação da cruz. Mas estamos ainda mais preocupados com a condição espiritual dos crentes. Pedimos a Deus que nos fortaleça para que possamos pregar toda a vontade de Deus. Quanto aos erros do modernismo, nos esforçaremos para advertir aos filhos de Deus dos seus perigos.

Padrão: A Bíblia é o nosso único padrão. Não tememos pregar a pura Palavra da Biblia, mesmo que as pessoas se oponham; mas se não é a palavra da Bíblia nunca poderemos concordar mesmo que todos a aprovem.

Associação: Não pertencemos a nenhuma igreja. Esse jornal é publicado com a ajuda da força do Senhor. Ser uma igreja inerente, recentemente, tem se tornado um assunto na moda. Cremos que a vontade de Deus é que retornemos a condição e método dos primeiros séculos apostólicos. Por isso, a respeito da questão da igreja, pregamos como o Novo Testamento como o nosso objetivo, e não estamos sob nenhuma influência de qualquer denominação.

Detalhe: As edições impares dessa publicação (quer dizer, edições de números 1,3,5, etc) serão periódicos enquanto que as edições pares serão exposições da Bíblia. Muitas pessoas não entendem o livro de Apocalipse. Por essa razão, começando com a edição de número 2, 4, 6, etc, nós nos dedicaremos exclusivamente ao estudo de Apolicapse. Exporemos(Explicaremos) esse livro versículo por versículo. Cremos que os leitores darão boas-vindas a esse estudo. (Teremos seis edições periódicas e seis edições de exposições cada ano).

Preço: Doze edições por ano ao custo de setenta centavos. Assinaturas para o exterior ao custo de um dolar, ou sessenta centavos de dolar americano, ou dois xelins[10], seis pence. Para dezoito edições (dezoito meses), o preço é de um dolar...Por favor, usem ordem postal para fazer o seu pagamento.

Endereço: Bible Truth Depot, Pagoda Anchorage, Fukien.

Solicitamos: Se não tivermos o seu apoio, certamente fracassaremos. Por isso, resista ao inimigo no seu espírito a favor dessa publicação. Ao mesmo tempo, por favor faça o melhor para promover a circulação desse jornal. Muitas pessoas querem fazer a assinatura, mas eles pensam que é muito incomodo fazer isso. Se você quiser arrecadar a taxa de assinatura por eles e enviá-las para nós, será de grande ajuda. Espero que você fará uma assinatura e apresentará esse jornal para outros hoje. Que Deus possa abençoar todos vocês!



Edicão número 1 THE PRESENT TESTIMONY


UMA CARTA ABERTA


(a versão em inglês foi traduzida da lingua chinesa)


O tempo da volta do Senhor está perto. Por essa razão, estamos reconsiderando muitas questões na luz do trono do julgamento. Hoje não há muitas publicações? Por que adicionar outra, The Present Testimony? Se não fosse do Senhor e se não houvesse nenhuma razão para a sua existência, The Present Testimony seria somente uma repetição fatigante de coisas já ditas, e seria completamente sem utilidade para aqueles que são verdadeiramente homens de Deus. Nós publicamos essa pequena revista porque recebemos um comissionamento de Deus para ajudar Seus filhos especialmente em questões relacionadas a vida espiritual e a batalha. Em cada era há especialmente uma única verdade que é necessária para aquele periodo. Para nos que vivemos nesses últimos dias, deve haver também especialmente alguma verdade especifica da qual temos necessidade. Por meio de The Present Testimony, pretendemos carregar o testemunho da verdade necessária nessa presente era.

Por isso, dentro das estreitas delimitações dessas páginas, nós não apresentaremos outra coisa a não ser “as coisas profundas de Deus”. Não pretendemos fazer menção de outras questões. Todos os ensinamentos gerais ou significados das passagens escriturais são bons, mas estão fora do nosso alvo. Então, não devemos aguardar artigos nessa categoria no The Present Testimony.

Estamos profundamente convencidos que a era atual é um período preparatório. Se os filhos de Deus estão se tornando uma colheita que pode ser colhida, primeiro eles precisam se tornarem maduros (Mc 4:29). Podemos dizer que o tempo do arrebatamento está próximo. Mas a questão mais importante é se a igreja está ou não preparada. O Senhor Jesus foi capturado depois da Sua ressurreição; por isso, como a igreja pode tomar um caminho diferente? Nós cremos profundamente que nos últimos dias Deus conduzirá Seus filhos a uma profunda experiência na cruz de Seu filho para que eles possam ascender aos céus. O objetivo de Deus hoje é aperfeiçoar rapidamente o Corpo de Seu filho e destruir o Seu inimigo para que Ele possa introduzir o Seu reino. Podemos dizer que todo o propósito de Deus nessa era está sendo retardado pela igreja. Nós cremos firmemente que dentro de um curto periodo de tempo, Deus certamente irá reunir os Seus filhos na unidade para que a igreja possa cessar de ser um objeto de impedimento, mas antes, trabalhe junto com Deus para cumprir Sua ordenação eterna. Nós humildemente desejamos que possamos ter uma pequena contribuição nessa obra gloriosa sob a mão de Deus.

Ah! Todos aqueles que têm olhos possam reconhecer facilmente a escuridão da era atual. É comovente perceber que quando os filhos de Deus se desembaraçam a si mesmos, de tudo o que é “dos homens”, eles raramente abandonariam algo que é “de Deus”. Hoje o que é mais evidente são os feitos dos homens. Mesmo em muitas obras boas que são consideradas espirituais, quantas há que realmente possuem os feitos que pertencem a Deus? É muito lamentável que muitos obras que esão sendo feitas “para o Senhor”, “no nome do Senhor”, “para o reino do Senhor” e “para a igreja de Cristo” são meramente atividades da carne corrupta do homem. Elas estão sendo feitas por homens que não estão buscando a vontade do Senhor, sem ouvir o Seu mandamento, e sem confiar no poder de Deus. Os filhos de Deus que fazem coisas meramente de acordo com que eles pensam é bom. Hoje, eles têm tudo exceto Deus. Seus pensamentos, planos e obras substituiram Deus. Se os filhos de Deus se voltarem, descobriram que eles não têm nenhuma utilidade espiritual. Eles danificarão a obra do Senhor e eles mesmos sofrerão perdas.

Nós sabemos que não temos valor, mas pela graça de Deus, devemos ser fiéis. Esperamos que os leitores não lerão essas páginas com um espírito critico ou com a intenção de exploração. Se eles têm um coração humilde e um espírito de oração, inevitavelmente receberão algum benefício. Tudo o que escrevemos tem somente um objetivo: que o leitor se dê totalmente para Deus na nova criação e se torne uma pessoa útil nas mãos de Deus. Agora nós confiamos de todo o nosso coração os nossos escritos, nossos leitores, e nós mesmos a Deus, que preserva os homens para sempre, e esperamos que o Seu espírito nos guirá em todas as Suas verdades.


Watchman Nee

Janeiro de 1928


Edição numero 1 Novembro de 1933


COLLECTION OF NEWLETTERS


(A versão em inglês foi traduzida da lingua chinesa)


(Essa carta de Watchman Nee para os irmãos e irmãs que se reunem em varios lugares explica a razão da publicação Collection of Newsletters. Por esta razão, essa porção da edição numero 1 é intitulada “The Origin”)


THE ORIGIN


Aos irmãos que invocam o Senhor de coração puro:

O Senhor é gracioso para conosco, e por essa razão nós O agradecemos. Nesse período do fim Ele tem nos dado luz e nos capacitou para conhecer qual é o Seu prazer para manifestar a esse mundo através de nós as caracteristicas que convém a Sua igreja para que Ele possa obter algo para Si mesmo. Nós também agradecemos ao Senhor por dobrar nossos corações e produzir em nós a disposição para obedecê-Lo e agradá-Lo. À exceção disso, somos incapazes mesmo de gerar um pensamento bom.

Nos poucos anos que se passaram temos sido capacitados para ver que para agradá-Lo e manifestar as caracteristicas da igreja, não devemos nos reunir divisivamente; mas, antes, devemos nos reunir no Seu nome. (Isso é uma questão pequena, mas ainda agradecemos ao Senhor por isso.) Por esta razão, há muitos irmãos reunidos no nome do Senhor em localidades diferentes. (sabemos de cerca de centenas nesses lugares). Isso é certamente uma questão confortante e desfrutável. Contudo, embora todas as assembléias na Biblia têm a sua propria administração local, eles ainda mantem comunhão entre si. Há muitas assembléias agora; embora algumas delas não conheçam a existência de outra assembléia local. Sendo esse o caso, eles certamente não podem estar cientes do que esta acontecendo em outros lugares. Isso não pode ser considerado como comunhão.

Cremos que a vontade de Deus é que deveríamos ser locais na administração e ainda ao mesmo tempo estar abertos para a correção dos outros. A administração local nos capacita para carrregar a nossa própria responsabilidade, enquanto que comunhão nos capacita para receber ajuda e correção dos outros. Por essa razão em 1 Tessalonicenses há tais palavras como “imitadores” e “modelos” (1:6-7; 2:14). A menos que sejamos abertos para correção por outros, podemos estar errados sem percebê-lo, e outros podem avançar enquanto nós não sabemos como seguir.

Depois de receber uma pequena luz de Deus para ver o Corpo de Cristo, sentimos profundamente que é lamentável um indivíduo agir sozinho e é terrivel para uma assembléia mover-se independemente. Se formos acurados na nossa percepção, hoje a maior deficiência entre os crentes é que eles não conhecem o que é a vida do Corpo. Parece que eles foram apartados daqueles que seguem fielmente o Senhor. Hoje o individualismo dos crentes é quase universalmente prevalecente, e a obra da cruz, a vida de ressurreição, e o poder do Espírito Santo estão sendo usados quase que exclusivamente para o desenvolvimento de santidade indivídual, para espiritualidade indivídual, e para ajudar a alcançar vitórias indivíduais. Ser um indivíduo é verdadeiramente importante, mas ser somente um individuo e não saber como ser um irmão entre os irmãos ou uma irmã entre as irmãs é simplesmente do mais odioso “eu”. Como desejamos que a partir de agora os filhos de Deus aprendam a esquecer sobre o eu e sejam servos e escravos dos irmãos.

Finalmente desejamos editar uma pequena publicação intitulada Collections of Newsletters. Não é a nossa intenção fazer com que essa publicação esteja ao alcance de todos os crentes, mas antes é para aqueles que se reunem conosco e andam conosco em cada localidade...Devemos, contudo, lembrar que a comuhão dos irmãos é importante. O seu mover e as atividades da assembléia na sua localidade são as preocupações de todos os irmãos. Você não deve privar seus irmãos do encorajamento que eles possam receber de você e o privilégio de fazer súplicas pela sua obra simplesmente porque você prefere que suas atividades permaneçam escondidas. Sem dúvida, da sua parte você é humilde, mas sobre os irmãos que não receberão sua ajuda? A vida do Corpo é uma vida de cuidar dos irmãos. Sem dúvida é errado buscar a proeminência no mundo religioso, mas esconder propositalmente a si mesmo dos irmãos(não dos de fora) não é ser humilde, mas retroceder. Fazer tal coisa não significa que você está livre de considerar a si mesmo; pelo contrário, significa que você está sempre olhando para si mesmo. Isso não é uma vida espiritual, mas uma atividade desempenhada propositalmente pela carne. Que Deus possa nos livrar, de um lado das coisas diabólicas do mundo religioso de hoje, e por outro lado, da consciência excessiva da alma e da “humildade intencional”. Por favor preserve os exemplos da Bíblia na mente. De um lado a Bíblia diz o seguinte: “...em todo o mundo, é proclamada a vossa fé” (Rm 1:8), “Porque de vós repercutiu a palavra do Senhor não só na Macedônia e Acaia, ams também por toda a parte se divulgou a vossa fé para com Deus,” (1 Ts 1:8); e “desde que ouvimos da vossa fé...” (Cl 1:4). Mas, por outro lado, também diz, “Ali chegados, reunida a igreja, relataram quantas cousas fizera Deus com elese como abrira aos gentios a porta da fé” (At 14:27), e “...e relataram tudo o que Deus fizera com eles.” (At 15:4).

Hoje não necessitamos de gigantes espirituais que cultivam excluirem a si mesmos e que são presunçosos, mas precisamos de irmãos que cuidam dos outros e sabem como ser membros uns dos outros. Não precisamos de irmãos que se escondem; precisamos de irmãos que ajudem.

É completamente uma questão da sua intenção. Que possamos de um lado, não tentar reproceder de uma maneira proposital, e por outro lado não tentar nos destacarmos intencionalmente. Não vamos buscar a glória de homens, mas em todas as coisas vamos buscar glorificar a Deus e edificar os irmãos...

Agora colocamos essa questão nas mãos do Senhor e diante dos irmãos. Que isso possa ser aceitável para você assim como é para Deus. Que a graça do Senhor seja com o seu espirito. Paz seja com você.


Seu irmão,

Um conservo de Cristo

Watchman Nee



Edição numero 1 Setembro 1937

THE OPEN DOOR


UMA CARTA ABERTA


(a versão em inglês foi traduzida da lingua chinesa)


Para todos os irmãos que participam do chamamento gracioso:


Por anos tenho sentido a necessidade de um publicação que poderia ser usada para comunicar as noticas da obra para todas as localidades. Um noticiário local pertence a uma localidade em particular e serve à uma igreja em particular. Mas precisamos de um jornal para intercomunicação de noticias que servirá a todas as localidades, isto é, que servirá para a obra. O nome, The Open Door, foi escolhido há muito tempo, mas tinha esperado que outros pudessem ser levantados pelo Senhor para carregar sua responsabilidade. Essa era a minha esperança, porque, de um lado, há a necessidade, e por outro lado minha situação especial faz com que seja impossivel empreender essa tarefa por mim mesmo. Se isso pudesse ser encarregado por outra pessoa, seria meramente pessoal e seria feito por alguem que tivesse o dom para isso. Mas se eu fizesse isso, se tornaria oficial e seria baseado em minha posição. Por isso, para evitar isso, não ousei me movimentar por anos.

Nunca cri que esse noticiário seria editado sob esse tipo de circunstância, nesse tempo, e nesse lugar. Agora devo fazer o que não gostaria de fazer. Contudo, por favor conserve sempre em sua mente, irmãos, que esse é um ministério pessoal e não é o instrumento de qualquer organização. Se algum cooperador ou igreja em qualquer localidade não tem vontade que as suas noticias apareçam nessa publicação, nos diga, por favor, para que ninguem possa ser ofendido nessa questão. Mas realmente gostaria que pudesse receber noticias de todas as localidades para aqueles que estão preocupados com elas possam fazer as suas intercessões.

A intenção original da minha viagem recente era ir à Inglaterra e depois para América. Sem saber a razão, mas fui mantido atrasado no caminho. Depois de estar duas semanas no sudoeste da Ásia, ainda não tinha entrado no oceano Indico. Enquanto estava em Penang, senti que o Senhor queria que retornasse para cuidar de alguma obra, antes de prosseguir para Inglaterra.

A enfase de The Open Door é a obra do evangelho em todas as localidades. Parece que agora é o tempo que a porta para pregação do evangelho está mais aberta, e nos oramos para que Deus nos cause fazer uso dessa oportunidade. Nessa publicação imprimiremos:

1. Artigos concernentes aos principios da obra.

2. Noticias da pregação do evangelho em todas as localidades.

3. Os endereços dos obreiros(apóstolos) em viagem.

4. Os endereços dos locais de reuniões da igreja para que os irmãos que estão fugindo da guerra possam saber onde se reunirem.

5. O paradeiro dos irmã os (os discipulos) no Senhor em todo lugar para que conforto possa ser dado aqueles que estão preocupados com eles.

Nós estamos temporáriamente publicando na Gospel Court, Avenida 1, Hsiao-Dong-Jia, Hankow. No futuro talvez mudemos para Ch’ang-sha, apesar que isso é dificil de predizer. Nosso endereço de correspondencia continua em Hankow até próxima noticia.

Ainda há outra questão. Porque o intinerário dos cooperadores em vários lugares está mudando continuamente, isso apresenta um problema para aqueles que desejam escrever para eles. Nós desejamos servir aos irmãos nessa questão. Alguém que queira nos passar a sua correspondência pode envia-la para o endereço acima, e tomaremos cuidado adequadamente.





Essa publicação não é para venda. Nós confiamos em Deus para o suprimento das suas necessidades.

A paz seja convosco.



Seu irmão

Watchman Nee



UMA PEQUENA INTRODUção em memória do irmão Watchman nee


(a versão em inglês foi traduzida da lingua chinesa)


De acordo com a revelação da Bíblia e confirmado pela história, em cada era Deus tem uma obra especial na terra entre o Seu povo criado, e para o cumprimento dessa obra especial, Ele tem levantado homens especiais, escolhidos e aperfeiçoados por Ele para satisfazer essa necessidade especial. Durante esse século, como o evangelho de Deus veio para o oriente junto com a cultura ocidental, milhares de missionários ocidentais responderam ao comissionamento de Deus e foram para China, um país de cultura antiga, e deram tudo o que eles tinham para o evangelho de Deus. Não poucos entre eles excediam em empreendimentos, como também de modo literal espiritualmente, ainda que muitos não eram capazes de proclamar a economia de Deus e o mistério de Cristo clara e profundamente. Diante dessas circunstâncias, na virada desse século, enquanto a China estava sendo transformada de uma nação sob o controle imperialista em uma nação democrática, dentre uma jovem geração infundida com a cultura e literatura ocidentais, Deus inesperadamente levantou uma pessoa pelo nome de Nee Shu-tsu (chamado Watchman Nee após a sua conversão) para completar a Sua missão nessa era. Depois que Watchman Nee foi salvo, ele foi cuidado e nutrido pelo próprio Senhor e se tornou, mesmo em sua juventude, excepcional e fora do comum em exposições bíblicas e ensinamento espiritual. Esses ensinamentos foram calorosamente bem vindos pelos amantes e buscadores do Senhor na China e produziu uma resposta sincera e seguidores entre muitos jovens crentes. Ainda que no mesmo período, eles atemorizaram muitos chineses e lideres ocidentais no cristianismo chinês e incitaram algum antagonismo e oposição.


Irmão Nee estudou a Bíblia diligentemente e recebeu ajuda de importantes exposições bíblicas escritas dos últimos dois mil anos. Ele era instruído com a letra das doutrinas escriturais, e mais ainda, ele era familiarizado com os principios, os significados escriturais, a vida dentro das verdades escriturais, e o espírito da Bíblia. Por essa razão, sua exposição e pregação, quer verbal ou escrita, foram todas conduzidas nas visões divinas e revelações espirituais que ele recebia da Biblia e estavam cheias da verdade, luz, vida e espírito. Elas eram vivas e vibrantes e cheias do poder de Deus, assim suas audiências assim como os seus leitores eram facilmente tocados pelo o que ele pregava e expunha e recebiam facilmente graça e respondiam a tais palavras.


Podemos resumir os pontos principais de tudo o que o irmão Nee pregou e expôs durante a sua existência em doze itens:

I. Concernente Deus

II. Concernente ao plano eterno(economia) de Deus

III. Concernente a encarnação de Deus

IV. Concernente a Cristo

V. Concernente a morte de Cristo

VI. Concernente a ressurreição de Cristo

VII. Concernente a vida eterna

VIII. Concernente ao Espírito

IX. Concernente a redenção de Cristo e a salvação de Deus

X. Concernente aos crentes

XI. Concernente a igreja

XII. Concernente a Nova Jerusalém

(o conteúdo dos doze pontos acima foram omitidos)


As coisas que o irmão Nee pregou e falou de toda a Bíblia são amplas, profundas e de longo alcance. Mas os doze itens acima são o seu centro, seu curso e seu objetivo. Durante os primeiros trinta anos da minha vida cristã li todos os escritos do irmão Nee. Durante os mais de trinta anos subsequentes eu os revisei e os reli no transcorrer da minha obra cristã, fazendo referências e usando seus escritos. As riquezas do benefício que recebi e a abundância da graça que herdei somente podem ser totalmente expressos pelo mestre da obra da nova criação do Deus Triúno na eternidade sem fim. Sinceramente espero que todos os leitores receberão graça do Senhor para tomar os escritos do irmão Nee como o centro, o curso, e o objetivo – o centro da sua fé, o curso da sua corrida, e o objetivo da sua busca – que todos nós possamos desfrutar juntos de tal graça abundante. Embora o irmão Nee durma agora, que a sua palavra possa continuar, e embora o vigia não esteja conosco, que a sua palavra possa ser ouvida, até que a estrela da manhã levante e as sombras da noite sejam dispersas. Por meio desta, respeitosamente ofereço essa pequena introdução em memória imarcescível ao escritor, irmão Watchman Nee.


Respeitosamente, um benefeciário

Witness Lee, Anaheim, Califórnia, E.U.A

24 de julho de 1991



uma oração referente À publicação da


da revista do ministério da palavra


(a versão em inglês foi traduzida da lingua chinesa)


O Senhor, Te agradecemos e Te louvamos que por Tua graça e soberania, essa pequena publicação pode ser agora ser editada. Sentimos que o que nós temos feito é realmente pequeno e limitado. Todavia, cremos que a Tua benção é grande e ilimitada. Tu podes transformar água em vinho; Tu podes alimentar cinco mil com cinco pães e dois peixes e ainda deixar(sobrar) um rico excedente(excesso). Portanto, colocamos essa pequena e limitada revista nas Tuas mãos, e Te imploramos para mostrar a Tua grande e ilimitada benção sobre ela, como Tu fizestes com a água e cinco pães e dois peixes.

O Senhor, Tu sabes quão vazias e sem utilidade essas mensagens seriam sem a unção do Teu Espírito. Então, pedimos que Tu as unja abundantemente com o Teu Espírito de revelação e vida para que quando as pessoas as leiam, possam receber revelação espiritual e suprimento de vida. Realmente esperamos que através do Teu espirito, Tu possas usá-las para suprir as necessidades interiores das pessoas e resolver os seus problemas interiormente. Use-as para abrir a mente das pessoas interiormente e indicá-las o caminho exteriormente. Use essas mensagens para revelar a Ti mesmo no espírito do homem e manifestar a condição do seu coração. Use-as para edificar os Teus santos e edificar a Tua igreja. Use-as para espalhar o Teu reino e apressar a vida do Teu dia.

O Senhor, Tu sabes que a letra mata, mas o Espírito dá vida. Quão inaproveitável é se o homem somente usar sua mente para entender a verdade em letras! As pessoas necessitam ser iluminadas no espírito e ver em espírito. As pessoas, também precisam Te tocar e Te contatar no espírito. Ah isto é além da nossa capacidade. Que Tu possas fazer o que nós não podemos fazer e dar o que nós não podemos dar. Faças com que os leitores aprendam a ler essas mensagens com um coração que deseja a Ti e um espírito que Ti busca. Salva-os de receberem essas mensagens somente dentro da cabeça sem ganhar alguma coisa no espírito. Causa-os que não somente compreendam na mente, mas também vejam no espírito. Quando eles lerem essas mensagens, leva-os a ser tocados no seu espirito e ter comunhão Contigo no seu espírito. Então, depois de ler essas mensagens, eles não apenas concordaríam mas também oraríam, mesmo orando a si mesmos para a realidade dessas mensagens.

O Senhor, pedimos para que hoje Tu te lembres do grande vazio entre os homens no seu entendimento de Ti e da Tua cruz. Eles não sabem quase nada sobre o Teu propósito eterno e o Teu plano místico. Eles estão tão caidos em si mesmos. Eles estão tão cheios dos seus próprios sentimentos. Mesmo na questao de buscar a Tua graça, estão tanto em si mesmos e nos seus próprios sentimentos. Salva-os, nessa questão drasticamente para que eles recebam a Tua graça, para que possam ser libertados de si mesmos e de seus sentimentos. Que Tu possas usar essas mensagens para mostrar as pessoas não algo relacionado com o seu próprio bem estar, mas algo a respeito de Tu mesmo e da Tua cruz, algo a respeito do Teu propósito eterno e do Teu plano místico. Por essa causa, Te pedimos que nesses dias os véus sejam levantados nos céus para que os homens possam ver as coisas misticas, que possam conhecer mais de Ti e do Teu poder de ressurreição e que eles possam ser conformados na Tua imagem no modelo da Tua cruz.

Senhor, finalmente Te pedimos para lembrar da desolação e do caos da igreja hoje. As pessoas têm muitas opiniões e falam muito. As opiniões dos homens fazem a Tua vontade obscura e os discursos dos homens fazer o Teu caminho indistinto. Quando tivermos mensagens a respeito da igreja aqui, salva-nos de debates. Faças aqueles que Te amam os Teu vencendores na desolação de hoje e faça aqueles que são puros de coração vejam o Teu caminho apropriado no meio do caos de hoje. Quando há aqueles cujo coração se voltam a Ti, tira os seus véus. Quando há aqueles que Te temem, indica-os o caminho que eles devem escolher. Que aqueles que Te amam nesses dias sejam como o sol que nasce no seu poder. Possa o caminho daqueles que seguem as pegadas do Teu rebanho ser como a luz do orvalho que brilha mais e mais até o dia pleno.

Que toda a adoração e glória seja para Ti e para o Teu amado e honrado nome. Amém.

W.L.



estudo-vida das epístolas de Paulo


prefácio


O foco proeminente das Epistolas de Paulo é a economia de Deus no Novo Testamento (Ef 1:10; 3:9; 1 Tm 1:4). Essa economia divina, como o mistério de Deus revelando na dispensação da graça (Ef 3:9, 5; Cl 1:26), é o mistério de Deus, que é Cristo como a corporificação de Deus (Cl 2:2, 9), e o mistério de Cristo, que é a igreja como o Corpo de Cristo (Ef 3:4; 1:23). Para revelar essa economia, a estrutura básica e intrínseca dos escritos de Paulo é Deus em Sua Trindade – o Pai, o Filho, e o Espírito – dispensando a Si mesmo no Seu povo regenerado, redimido e escolhido como sua vida, suprimento de vida, e tudo fazendo-os Seus filhos e membros de Cristo (Rm 8:29; Ef 5:30). Como Seus filhos eles são edificados para serem a Sua habitação no seu espirito (Ef 2:21-22), e como membros de Cristo eles são misturados para ser o Seu Corpo na vida divina (1 Co 12:12-23). Então, eles são unidos a Ele em uma união orgânica (1 Co 6:17), participando da filiação divina (Ef 1:5) e desfrutando Suas insondáveis riquezas em Cristo (Ef 3:8) na Sua plenitude (Ef 3:19) para ser Sua expressão em Cristo através do Espírito, nessa era e na eternidade. Que economia é revelada nessas quartoze epistolas!


Witness Lee

Anaheim, California, E.U.A

7 de junho de 1984



a Economia de Deus


prefácio


Os capítulos seguintes são mensagens dadas em Los Angeles na conferência de verão de 1964. A forma falada foi mantida. O autor desejaria que todos os leitores dêem sua atenção a realidade espiritual transmitida nessas mensagens do que na própria linguagem.

A palavra “economia” usada no título desse volume pode soar um pouco entranha para o leitor. “A economia de Deus” é uma citação de 1 Timóteo 1:4, de acordo com o grego. “Economia” é a palavra grega “oikonomia” que primariamente significa o arranjo familiar, a administração familiar, arranjo e distribuição, ou dispensação (de riquezas, propriedades, assuntos, etc). É usada com a intenção de enfatizar o ponto central do empreendimento da economia divina, que é distruibuir, dispensar a Si mesmo no homem.

As três pessoas da Deidade são para a economia de Deus, a distribuição divina, a dispensação santa. O Pai como o manancial é corporificado no Filho, e o Filho como o curso é percebido(realizado) no Espírito como a transmissão. Deus o Pai é o Espirito (Jo 4:24), e Deus o Filho, como o último Adão, se tornou o Espírito que dá vida (1 Co 15:45). Tudo está em Deus o Espírito, que é o Espirito Santo revelado no Novo Testamento. Hoje o Espírito Santo, com a plenitude do Pai nas riquezas do Filho, entrou e habita no nosso espírito humano para transmitir tudo o que Deus é no nosso ser. Essa é a economia de Deus, a dispensação divina. O Espírito Santo de Deus habitando em nosso espírito humano para dispensar tudo o que Deus é em Cristo em nosso ser, é o foco, o verdadeiro marco dessa distribuição misteriosa do Deus Triúno. Esse é o campo de batalha da nossa batalha espíritual. Oh, quanto o inimigo sutil distraiu e ainda distrai os santos de Deus, mesmo os que buscam, da meta da economia de Deus por tantas coisas boas e mesmo escriturais. Em tal época de confusão, como no tempo quando as epístolas a Timóteo foram escritas, devemos ser restrigidos e mesmo concentrar a atenção no Espirito divino todo-inclusivo em nosso espírito humano para que possamos ser preservados de perdemos a meta da economia divina. Por isso, hoje é basicamente necessário retornar, habitar e exercitar o nosso espírito para perceber o Espírito de Deus. Fazendo assim podemos participar de toda a plenitude de Deus ao desfrutar das riquezas insondáveis de Cristo. Que o Senhor possa nos conceder graça para que possamos ser trazidos em tal percepção e para que possamos praticá-la em nossa vida diária e em tudo o que fazemos.

Todas as mensagens nesse livro, necessitam ser lidas com um espirito de oração para uma aplicação apropriada e um melhor resultado. Será de melhor proveito orar-ler todas as citações da Escritura em cada capítulo e acompanhar sempre a leitura com oração. Que a presença do Senhor com o Seu doce unção interior possa ser percebida no espírito por todos os leitores durante a leitura dessas mensagens.


Witness Lee

Los Angeles, California, E.U.A

11 de janeiro de 1968



a versão restauração do novo testamento


um breve explanação


Através dos séculos, as traduções da Biblia têm sido constantemente melhoradas. Em geral, cada nova tradução herda algo das anteriores e abre caminho para as posteriores. Enquanto uma nova tradução obtém ajuda das antecessoras, ela deveria ir adiante. A Versão Restauração do Novo Testamento, seguido o exemplo estabelecido pelas principais versões inglesas competentes e tomando seus versículos como referência, incorporando lições aprendidas não somente a partir do examinar das práticas de outros mas também tentando evitar preconceitos e julgamentos incorretos. Essa versão, frequentemente orientada por outras versões, tenta fornecer a melhor expressão da revelação da Palavra divina, a fim de que possa ser expressada com a maior precisão.

A tradução da Biblia não depende somente de uma compreensão adequada da lingua original mas também de uma compreensão adequada da revelação divina na Palavra santa. O entendimento da revelação divina obtida pelos santos, através dos séculos, tem sido baseado na luz que eles receberam, e esse entendimento tem progredido constantemente. A consumação(conclusão) desse entendimento forma a base dessa traduçao e das suas notas de rodapé. Consequentemente, essa tradução e as notas de rodapé que a acompanham poderiam ser chamadas de “cristalização” do entendimento da revelação divina que os santos por toda a parte alcançaram nos passados dois mil. É a nossa esperança que a Versão Restauração continuará a herança que recebeu e abrirá o caminho para as futuras gerações.

Como qualquer outra tradução do Novo Testamento, a determinação do original grego, baseado nos manuscritos acessiveis, formam a base para o texto da Versão Restauração do Novo Testamento. A Versão Restauração segue, na sua maior parte, o texto grego de Nestle-Aland como é encontrado no Novum Testamentum Graece (26 edição). Contudo, para determinar a forma original de qualquer versículo, os tradutores da Versão Restauração deram cuidadosa consideração a maior parte do contexto do capítulo e o livro as porções similares do Novo Testamento. Os mais recentes manuscristos descobertos ou os manuscritos antigos nao são necessariamente os mais precisos ou confiáveis, por isso, a determinação do texto dessa versão foi baseado principalmente sobre o principio anunciado acima. Os textos retirados do Nestle-Aland são algumas vezes indicados nas notas de rodapé. As palavras em itálico nos versículos indicam palavras fornecidas, que nao são encontradas no texto em grego.

A Versão Restauração corporifica uma pesquisa extensiva no significado do texto original e tentativas de expressar o seu significado em uma lingua precisa, fácil para entender e ler. Naqueles lugares nos quais é dificil expressar o significado exato do original grego, notas explicativas são fornecidas.
O assunto dado no começo de cada livro e os esboços de cada livro toma os fatos históricos como sua base e expressa o significado espíritual de cada livro. As notas de rodapé reforçam a revelação da verdade, a luz espiritual, e o suprimento de vida mais que a história, geografia, e pessoas. As referências cruzadas conduzem não somente a outros versículos com as mesmas expressões e fatos como também para outras questões relacionadas com a revelação espiritual da Palavra divina.
Witness Lee
E a seção editorial
Augusto de 1991
Anaheim, California

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